top of page
Buscar
  • Foto do escritorBruna Marchiori

Serralherias Multifuncionais


garota pulando em frente a parede colorida de loja de festa infantil

Na arquitetura e no design de interiores, muitas vezes utilizamos a palavra serralheria para indicar um trabalho ou peça feita em metal, geralmente abrangendo sua fabricação, moldagem ou manipulação para criar elementos ou estruturas personalizadas.

vista de área multifuncional com mesas e prateleiras em serralheria e cozinha azul ao fundo.

Ainda que seja um meio muito útil e relevante para funções estruturais, a serralheria também pode ter muito valor em composições estéticas.


Com infinitas possibilidades na variação de cores, a serralheria é uma forma muito versátil de intensificar ou agregar mensagens visuais aos espaços.


Através de seu aspecto metálico, tons que já estão presentes em revestimentos, mobília ou itens de decoração podem ser ecoados e ganhar ainda mais força.


De modo mais independente, esse tipo de material também consegue transmitir seu estilo por si só: se trabalhados em um acabamento de aço escovado ou em preto fosco, por exemplo, podem adicionar um toque urbano ou até mesmo um tanto de estilo industrial.

móvel combinando serralheria branca e marcenaria, servindo como armários e prateleiras.

Já se forem apresentados em tons de dourado ou bronze, principalmente em elementos mais delicados ou ornamentados, transmitem a ele um ar mais clássico.


Podemos ainda combinar a serralheria em branco ou cinza com itens específicos de decoração e assim transitar também pelos estilos mais minimalistas.


Para além de todas essas possibilidades em relação a cores e estilos, pode ser bastante valioso combinar elementos de serralheria à marcenaria, ou seja, em mobiliários de armazenamento ou fechamentos funcionais.


Trabalhando com esses dois tipos de materiais em armários ou estantes, por exemplo, é possível trazer dinamismo ou organizações estratégicas.

porta de correr em serralheria e vidro, dividindo áreas de sala e cozinha.

Outra forma igualmente estratégica de utilizar a serralheria, é como divisão de ambientes. Além de sua durabilidade e infinitas possibilidades de personalização, a serralheria pode ser trabalhada de uma forma que permita a passagem da luz natural e do fluxo de ar, ajudando a criar espaços mais iluminados e arejados. Isso é especialmente vantajoso em espaços pequenos ou em ambientes com iluminação natural limitada.


Trabalhada de uma forma vazada, além desses pontos funcionais, ela ainda possibilita e permeabilidade visual sem comprometer a demarcação dos espaços.


As serralherias multifuncionais desempenham um papel fundamental nos projetos de arquitetura.

Através de um desenho sob medida, o mesmo mobiliário pode atender as funções de rack, bar, cristaleira, passando por um banco ou virando estante para livros.

gif demonstrando pequena porta de correr ao topo de uma escada.

Sua versatilidade em relação a cores, acabamentos e estilos, juntamente com a capacidade de combinar harmoniosamente com outros materiais, torna a serralheria uma ferramenta valiosa para solucionar diversos questões em um só elemento.














Pensando em utilizar serralheria em sua próxima obra ou reforma? Entre em contato com a gente!




Comments


bottom of page