top of page
Buscar
  • Foto do escritorBruna Lopes

Casas de praia: cuidados necessários


Terraço em casa de praia de frente para o mar, com mobiliário branco e projeto de paisagismo.

Chegou dezembro e, como de costume, as viagens para o litoral começam a se intensificar. Famílias e grupos de amigos planejam seus períodos de descanso longe da cidade e alguns passam a considerar a ideia de adquirir ou reformar um imóvel na praia. Mas, para que esses refúgios litorâneos continuem sendo cenários de descanso e tranquilidade e não gerem surpresas desagradáveis, alguns cuidados devem ser tomados. Apesar dos inúmeros pontos positivos, quem tem um imóvel perto do mar muitas vezes se depara com alguns desafios - dentre eles, a maresia. Por conta dela, na hora de escolher os elementos que vão compor a casa, é crucial considerar não apenas a estética, mas também a durabilidade, resistência e facilidade de manutenção de cada elemento, garantindo a preservação do ambiente.


Mulher sentada em cadeira branca na varanda de uma casa de praia.

Assegurar a circulação do ar em uma casa de praia é vital por vários motivos. A proximidade com o mar aumenta a umidade, tornando a circulação do ar fundamental para reduzir mofo, bolor e danos estruturais. Além de eliminar odores, especialmente de itens molhados como roupas e equipamentos de praia, ela proporciona um ambiente fresco e agradável. Em climas quentes, ajuda no resfriamento natural e melhora a qualidade do ar ao renová-lo, removendo poluentes e partículas em suspensão. Assim, uma boa circulação de ar é essencial para a saúde do ambiente e a preservação da estrutura da casa. Janelas bem posicionadas, ventilação cruzada e o uso de ventiladores são estratégias que contribuem significativamente para esse objetivo. A madeira pode ser uma ótima escolha de material para os móveis, mas é importante evitar contato direto com a água, seja salgada ou potável. Para móveis externos, escolha madeira resistente à chuva ou com verniz naval. Em áreas molhadas dentro de casa, considere MDF com revestimento naval ou ultra. Em espaços externos, há opções como Ipê, Cumaru, Cedro, Eucalipto tratado e outras para decks e móveis, com verniz para resistir ao sol e cupins. Também é uma boa opção para portas internas.

Sala de jantar com mesa em madeira, cadeiras brancas e luminárias trabalhadas em cestaria. É possível ver parte da cozinha ao fundo.

A cerâmica fosca é recomendada por disfarçar a presença de areia no piso e por sua resistência a arranhões. O porcelanato acetinado também é uma boa escolha, suportando bem os danos causados pela maresia e tendo uma vida útil mais duradoura. Bambu e vime são excelentes opções para móveis, como mesas e cadeiras, pois resistem bem à ação da maresia e ficam com uma estética cada vez mais interessante com o passar do tempo, devido ao seu desgaste natural. Para substituir ideias que possam causar muita dor de cabeça, como peças em serralheria e maçanetas de metal por exemplo, é possível considerar materiais semelhantes mas mais adequados para esse contexto. O inox e o alumínio são altamente recomendados para projetos com tons metálicos, especialmente em áreas litorâneas. Ambos resistem bem à ferrugem causada pela maresia, sendo ótimos para janelas, portas e metais nessas regiões. Ao escolher pisos para casas de praia, optar por porcelanato ou revestimento cerâmico pode ser mais seguro. Ambos possuem boa resistência à umidade, baixa absorção de água e oferecem opções antiderrapantes. Modelos foscos são ideais para evitar arranhões por atrito com a areia, ao contrário dos esmaltados e brilhantes, mais propensos a danos. Tanto o porcelanato quanto o revestimento cerâmico têm rejunte mínimo, reduzindo acúmulo de sujeira.

Bancada da área de churrasqueira com banquetas de madeira.

A seleção de revestimentos internos exige atenção aos diferentes usos de cada ambiente. Azulejos na cozinha garantem resistência a manchas, umidade e resíduos de gordura, enquanto as pastilhas no banheiro oferecem versatilidade na transformação do espaço, podendo adotar cores vibrantes ou claras para modernizar o ambiente.

Quartos e salas podem receber revestimentos que sejam apenas inspirados visualmente em madeira, para evitar problemas de umidade.

Para os móveis, é aconselhável escolher tecidos resistentes e duráveis, capazes de suportar a exposição ao sol, umidade e areia. Opções como lonas de algodão, tecidos de poliéster ou acrílico são boas escolhas, pois possuem alta resistência ao desgaste e são mais fáceis de limpar.

Também é possível optar por processos de beneficiamento que tornem o tecido escolhido hidrofóbico, ou seja, aplicar um tratamento específico a um tecido já confeccionado de forma que ele se torne impermeável. Além disso, optar por tecidos resistentes a manchas e desbotamento pode prolongar a vida útil dos móveis, mantendo-os com aparência agradável por mais tempo. Pensando em utilizar as áreas externas também de uma forma funcional, incluir um varal retrátil na varanda de uma casa de praia pode ser extremamente útil por várias razões. Com ele, é possível pendurar trajes de banho, toalhas e roupas molhadas para secar ao ar livre, sem ocupar muito espaço na varanda.



Além disso, é prático para itens como boias, brinquedos infláveis, equipamentos de mergulho e pranchas de surfe, permitindo que sequem ao ar livre e sejam armazenados facilmente.


Sendo retrátil, pode ser recolhido quando não estiver em uso, economizando espaço para outras atividades ou mobília na varanda. Essa prática também ajuda a evitar odores desagradáveis e a umidade dentro de casa. Mantendo a organização e o acesso fácil aos itens de praia, esse tipo de varal mantém tudo pronto para uso imediato, sem necessidade de transporte ou armazenamento interno.


Os ralos para casas de praia devem ser projetados visando a facilidade de limpeza, pois resíduos como areia podem obstruir os canos. Optar por ralos removíveis ou com acessórios que simplifiquem a limpeza é uma boa escolha. Além disso, é essencial que ofereçam proteção contra entupimentos, usando grades ou dispositivos para evitar a entrada de detritos maiores, como folhas e areia no sistema de drenagem. A resistência à ferrugem e ao acúmulo de areia é fundamental nos materiais utilizados nos ralos, garantindo durabilidade e evitando desgastes ao longo do tempo.

Está em busca de um projeto de arquitetura para sua casa de praia?

Entre em contato com a gente!





bottom of page