top of page
Buscar
  • Foto do escritorGabrieli Azevedo

5 perguntas frequentes para um escritório de arquitetura


caderno de projeto executivo sobre mesa branca e mãos das arquitetas segurando amostras de materiais em vidro

Quando se tem um escritório de arquitetura, perguntas frequentes surgem a partir dos clientes, que muitas vezes precisam de orientação profissional para seguir com seus planos e sonhos. Na Matú Arquitetura, essas dúvidas são:

1. Por que devo contratar uma arquiteta ou um escritório de arquitetura?


Contratar uma arquiteta ou um escritório de arquitetura traz inúmeros benefícios para o seu projeto. Profissionais qualificados possuem conhecimento técnico e criativo para criar soluções personalizadas que atendam às suas necessidades e expectativas.


Além disso, um bom projeto de arquitetura pode agregar valor ao imóvel, melhorar a qualidade de vida dos moradores, otimizar espaços, economizar recursos e reduzir custos. Um escritório de arquitetura também pode gerenciar a obra, garantindo a qualidade e o cumprimento dos prazos e orçamentos. Contratar um profissional pode proporcionar mais segurança e tranquilidade durante todo o processo de criação e execução de seu projeto.


arquitetas analisando paleta de cores e amostras de materiais

2. Como funciona o processo de criação de um projeto de arquitetura?


O processo de criação de um projeto de arquitetura envolve o estudo do local e do contexto, através da elaboração de um briefing com as necessidades e expectativas repassadas pelo cliente. Após a criação de conceitos e ideias iniciais, são elaboradas plantas e perspectivas 3d, mediante seleção de materiais, acabamentos e mobiliários detalhados.


3. Como escolher o estilo mais adequado para o meu projeto?


A escolha do estilo pode variar de acordo com as preferências e necessidades de cada cliente, mas o escritório de arquitetura tem o papel fundamental de auxiliar na definição de tudo que mais se adequa ao imóvel, a partir do estudo do contexto e das características espaciais.


4. Quanto custa um projeto de arquitetura?


O custo de contratação de um projeto de arquitetura depende das especificidades do projeto, incluindo escopo, tamanho, complexidade e localização, sendo aconselhável agendar uma consulta para discutir detalhes e fornecer uma estimativa personalizada e precisa.


quatro mulheres em um escritório conversando sobre um projeto de arquitetura apresentado em um computador e em um caderno de projeto

5. E por que contratar a Matú Arquitetura para a realização do meu projeto?


A Matú Arquitetura acredita em um processo empático e colaborativo, que investiga caso a caso o que está fora do lugar, trazendo soluções pertinentes para resolver seu problema. Utilizando uma metodologia própria, desenvolvida internamente pelas sócias-arquitetas, são apresentadas as etapas de projeto através de encontros previamente determinados, sempre utilizando perspectivas 3d desde o primeiro momento.

É comum dizer que, na Matú Arquitetura, os clientes passam a fazer parte da equipe, onde todo o processo se torna um momento de muita troca, escuta afetiva e compreensão das necessidades apresentadas.


Entendendo os pontos apresentados acima, o cliente pode se sentir muito mais seguro para tomar a decisão de iniciar uma obra ou reforma. Mas caso existam outras dúvidas, ele deve se sentir confortável para compartilhá-las com o arquiteto ou escritório contratado assim que possível. Dessa forma, decisões mais assertivas são tomadas e o processo se torna mais tranquilo e agradável para todos os envolvidos. Está pensando em iniciar uma obra de arquitetura? Entre em contato com a gente!




Комментарии


bottom of page